domingo, 17 de novembro de 2013

Coisas que eu li, coisas que eu pensei

...E quando a gente vê, lá se foram 15 dias sem postar! Eita le-le!

Me recuso a abrir mão de escrever. Imagem é muito importante, mas certos conteúdos não são adequados para mídias mais rápidas. Aliás, ando com 'pirracinha' do facebook, em especial da minha conta pessoal. Pode ser um momento de azedice, pode ser definitivo, vai saber! Já na conta do ateliê, enquanto o carinho e o respeito superarem a cara de pau de alguns, prometo não criar antipatia. 

Como disse a Ana Matusita num post coloridíssimo (digressão: quero essa cortina para minha porta de vidro do ateliê!), "A cortina do fundo estava muito, mas muito batida. Pela chuva, pelo uso e pelo tanto de vezes que compartilharam uma foto dela no facebook sem créditos". É, acontece por aqui também. Ando tentando levar numa boa e vamos que vamos!

Há algumas semanas estava sendo muito comentado esse texto bacana aqui, que foi devidamente apreciado e compartilhado também por mim...Estava naquela vibe do 'super me identifico com tudo ali', 'por que é que as pessoas me enxergam de modo tal' e por aí segue a ladainha....rs. Aí, passado o fervor da situação e obviamente sem desmerecer o lindo texto anterior (que afinal de contas, fala mesmo é do amor pelo que se faz) eis que encontro esse outro post fantástico da Marcinha...Que me fez pensar muito e dessa vez, de forma bem mais aprofundada! Como estava meu horário de trabalho? E o foco, e a disciplina? Em suma, qual a imagem profissional que eu estou construindo para mim mesma e qual a imagem eu passo para clientes e pessoas que estão ao meu redor? 

Aqui a bagunça é fofa e organizada, mas às vezes é preciso mais do que isso...


Um balanço super simplista sobre minha postura foi mais ou menos esse...

Coisas legais já em prática:
* Antes de começar a trabalhar, roupa de trabalho. Nada de trabalhar desengonçada, descabelada, de pijama. 
* Via de regra, não atendo telefone ou interfone enquanto estou em horário de trabalho.
* Levou tempo, mas hoje quando perguntam a minha profissão, digo que sou artesã. Parece óbvio, mas foi mais difícil me desagarrar do status 'enfermeira formada' do que da carteirinha do conselho...rs. Já estava pegando mal dizer que sou enfermeira, se a minha verdadeira habilidade é com outro tipo de agulha...hehe
* Tenho uma ótima estrutura que permite uma certa organização do espaço de trabalho, um ateliê propriamente dito.

Coisas a melhorar (ou sonho de postura...rs)
* Ainda é um sonho em estabelecer um horário para começar e acabar o trabalho. Flexibilidade de horários não precisa significar desorganização. 
* A fanpage do ateliê é uma bênção, mas sempre acabo dando aquele olhadinha detestável no perfil pessoal. Me irrita ver certas coisas e eu continuo ali, olha só que contradição!
* Ainda que eu tenha o maior orgulho e hoje, facilidade, em dizer que sou artesã, tenho dificuldades em descrever a natureza daquilo que eu faço. Sempre tem um "ham...é....corujinhas...costurinhas...é...ah, eu tenho uma lojinha, passa  lá". Chega a ser engraçado, quem escuta pensa que trabalho uma vez ou outra na vida...rs. Acho que tem muito a ver com a mudança que quero dar para a identidade do meu trabalho, mas isso é assunto para outro post!

Assim, passei a atribuir muito mais responsabilidade e importância à mim mesma e à minha postura profissional do que a qualquer outra opinião que pareça distorcida. Na maioria das vezes, só fazem comigo aquilo que eu mesma permito que seja feito. 

Puxa, quanta coisa, heim? Blog não deixa de ser um diário...Em quase dois anos de ateliê imaginário real, é sempre gostoso ver a evolução do trabalho e da forma de pensar. Gosto muito! 

E você? Tem pensado alguma coisa sobre sua postura diante do seu trabalho?
Deixe seu comentário no blog ou melhor ainda, me escreve no meuatelieimaginario@gmail.com

Beijinhos!

domingo, 3 de novembro de 2013

Pequenos prazeres de domingo

Céu muito azul e manhã bonita de domingo. Acordar tarde. Olhar para um trabalhinho lindo, simples e colorido em andamento. Cuidar das mini plantinhas. Perceber que as mini plantinhas estão vivas. Corujinhas meninas esperando seus lacinhos. Bolo de iogurte no forno. Leitura gostosa e descomprometida de blogs. Passeio pelo pinterest. Um passeio pela História do Brasil e reconciliação com a minha fila de livros. Uma caneca de cappuccino. Perceber que é a caneca do Weihnachtsmarkt 2009. Lembranças de um tempo delicioso. Planos para um domingo outside. E o melhor de tudo, sem muito medo da segunda-feira...